24/08/2016


Ela Wiecko: 35% dos brasileiros não associam corretamente funções do MP

Mais de um terço dos brasileiros não identificam corretamente ou não sabem as funções do Ministério Público nacional. O dado foi apresentado pela vice-procuradora-geral da República e integrante do MPD, Ela Wiecko, que fez uma das conferências de abertura do 5º Congresso, na noite desta quarta, 24, no Hotel WZ Jardins, em São Paulo.

O número é de 2012 e representa rápida melhora em relação a dados de 2004, quando o índice chegou a 50%. Segundo a vice-PGR, a atuação penal majoritária é percebida entre os cidadãos que conseguem entender o papel do MP como defensor dos direitos sociais e individuais prejudicados.

“As pessoas ainda não conhecem o Ministério Público, mas dizem que o MP é importante. A imagem do MP é muito associada à Justiça e, embora a atuação penal seja majoritária, ela tem um desempenho inferior reconhecido pela população.”

As informações foram repassadas com base em dois levantamentos produzidos pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Relatório Analítico e Ministério Publico – um retrato edição de 2015.
#5congressoMPD