O MPD – Movimento do Ministério Público Democrático – associação civil, de caráter nacional, sem fins econômicos e apartidária – deve reunir trinta promotores, procuradores de Justiça e jornalistas para discutir os limites das relações entre o MP e a Mídia, na quarta-feira, 26, às 9h30 às 12h00, no auditório da entidade, Rua Riachuelo, 217, 5º andar, Centro, São Paulo. O expositor do tema será Márcio Chaer, diretor da revista eletrônica Consultor Jurídico, uma das mais influentes mídias na cobertura de temas de legislação do país. A condução das discussões será feita por Pedro Eduardo de Camargo Elias, Promotor de Justiça e Vice-Presidente do MPD. As inscrições são gratuitas, a quantidade de vagas é limitada e informações podem ser obtidas em presidencia@mpd.org.br ou 11 – 3241-4313.

O encontro pretende debater como deve se portar o MP, defensor constitucional da ordem jurídica e do regime democrático ante a imprensa, discutir limites, usos, abusos, modelos eficazes de relacionamento entre autoridades judiciais e imprensa, o dilema do direito à informação x direito à intimidade, tempo da justiça x tempo etc.

A discussão ocorre num momento em que as atenções da sociedade voltam-se para a sucessão de denúncias de corrupção envolvendo políticos de praticamente todas as matizes, integrantes do governo federal, ao menos uma das maiores empresas privadas com capital do Estado e pratidamente todos os grandes players das obras de infraestrutura do país, principais financiadores das campanhas políticas do período eleitoral recém-findo.

O encontro tem o apoio da Abraji (Associação Brasileira de Jornalistas Investigativos), Acesp (Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo), AZ Click (agência de Web Analitcs), site Conjur e a Flag Comunicação.