Hora de Coragem Legislativa

Talvez seja ato de coragem do Legislativo brasileiro em retirar o adolescente, em conflito com a Lei, do sistema socioeducativo e deslocá-lo ao sistema carcerário. Aliás, pouco importa, se a maior população carcerária é composta por jovens oriundos de famílias que vivem na pobreza. Também pouco importa se muitos desses jovens foram vítimas do abandono do Estado e da família. O que importa é atitude corajosa do nosso Legislativo.

Coragem para esconder a vergonha de não ter coragem de endurecer com aqueles que não cumpriram as normas constitucionais de proteção à criança e ao adolescente. Coragem, ainda, em admitir a timidez de não encarcerar os responsáveis pela execução das políticas públicas que “empurram” o jovem ao mundo do crime. Coragem em colocar o adolescente no sistema carcerário, excluindo a possibilidade de receber todos os direitos (educação, saúde, moradia, dignidade etc) para sua formação de ser humano de valores.

Calma, leitor. Não estou equivocada. É coragem mesmo… Assumir a incapacidade de ver o outro ser em processo de desenvolvimento, já excluído da sociedade, já adotado pelo “crime”, com poucos anos de vida, sem ter tido a chance de ter vida digna ou de pagar pelos atos graves praticados contra o outro no sistema socioeducativo, ainda não criado devidamente no Brasil. Realmente precisa de muita coragem.

Refletindo bem, talvez eu esteja enganada e pessimista em relação aos eleitos pelo povo. Tenho esperança, acredito em milagres. Quem sabe um sopro divino retire o véu colocado pelas “Forças das Trevas” na mente dos eleitos e eles acordem com os olhos para ver, ouvidos para ouvir e mãos para condenar e punir, com a Verdadeira Coragem, aqueles que sequer cumpriram o mínimo de suas obrigações com seus filhos brasileiros. Aliás, nossos filhos brasileiros. Salve Brasil.

Laila Shukair, Promotora de Justiça, diretora do MPD e membro da ABMP – Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude