O procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, participou, nesta segunda-feira (11/6), da abertura da reunião do grupo de estudos da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) sobre a questão da igualdade de gênero. É importantíssimo, juntos, discutirmos o tema, afirmou o PGJ. De acordo com ele, isso é fundamental para aperfeiçoar o trabalho do MPSP nesta área.

 

A pesquisa Cenários do CNMP foi apresentada pela Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Assessora Especial do PGJ e Membro Auxiliar da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Ana Lara Camargo de Castro. A pesquisa será lançada no próximo dia 21 de junho e se baseia em informações dos Ministérios Públicos de cada estado.

 

Igualdade de gênero

Ainda no evento, o integrante do CSMP Sebastião Vieira Caixeta proferiu a palestra “Diretrizes do CMNP para a igualdade de gênero na instituição” para um público formado majoritariamente por membros do MPSP. A mesa que dirigiu os trabalhos na sede da associação contou, além de Smanio e Caixeta, com a presença do presidente da APMP, José Oswaldo Molineiro, do corregedor-geral do MPSP, Paulo Afonso Garrido de Paula, do diretor da Escola Superior do Ministério Público, Antonio Carlos da Ponte, da subprocuradora-geral da República, Denise Neves Abade, e da diretora da APMP Celeste Leite dos Santos. Participaram do evento e integraram a mesa de trabalhos a integrante do Órgão Especial Liliane Mercadante Mortari, a Promotora de Justiça Anna Trotta Yaryd, a Promotora de Justiça Maria Grabriela Prado Manssur, a Procuradora Regional da República Regina Neves Abade, o Presidente da APMP José Osvaldo Molineiro.

 

Avanço institucional

“O Grupo de Estudos de Gênero Dra. Selma Negrão Pereira dos Reis foi criado para fomentar a Igualdade plena entre homens e mulheres no Ministério Público. Acredito que será um grande avanço institucional caso sejam implementadas as teses aprovadas por unanimidade: moção para que os homens assinem documento se comprometendo a não participarem de eventos, palestras e solenidades em que não haja representatividade feminina; representação paritária de homens e mulheres em bancas de concurso”, diz Celeste Leite dos Santos, associada do MPD, como a maioria dos participantes do evento.