O MPD assinou, nesta segunda-feira, 28 de março, junto com mais 19 organizações, um manifesto em defesa de ações afirmativas, após LinkedIn barrar post de vagas para negros. A ação foi publicada pelo jornal O Globo.

Confira a matéria completa neste link.

Segue abaixo o manifesto na íntegra:

As ações afirmativas são um importante movimento de combate à desigualdade e discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero e classe, ainda muito latentes na nossa sociedade. A adoção desse tipo de medida se faz necessária para garantir o acesso efetivo de grupos minorizados ao mercado de trabalho e reparar, em parte, o cenário empregatício no país.

O direito de estabelecer políticas afirmativas é respaldado por lei nos âmbitos público e privado, e legítimo na área de Recrutamento e Seleção como ferramenta para correções históricas e estruturais essenciais. Regras contrárias a vagas de emprego exclusivas para pessoas negras e indígenas, pautadas no argumento de que são práticas “discriminatórias” que “demonstram preferência”, são um passo para trás em anos de desconstrução e inovação social.

O desemprego no Brasil hoje é número recorde, de acordo com pesquisas do IBGE, batendo a taxa média de 14,7%. O grupo mais afetado é o de pessoas negras, com 18,6%, taxa 71% maior que o de pessoas brancas desempregadas, que representa 10,4% do total.

Cabe a todas as pessoas usarem seu espaço e privilégio para incentivar a ascensão profissional de grupos que foram historicamente marginalizados, colocando o acesso ao mercado de trabalho como instrumento poderoso e eficaz na inclusão social. Só assim estaremos contribuindo para uma sociedade mais justa e firmando compromisso com o avanço do país como um todo.

As empresas e organizações aqui subscritas, no papel de contratantes e de instituições que reconhecem sua responsabilidade social, demonstram apoio ao uso voluntário e sem limitações de ações afirmativas:

  1. SafeSpace
  2. Z1
  3. Condurú Consultoria em Diversidade e Inclusão
  4. Conneckt
  5. HerMoney
  6. Jangada Consultoria de Comunicação
  7. EDUCAFRO BRASIL
  8. Gestar
  9. Aliança Nacional LGBTI
  10. Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas
  11. DreamB
  12. Ministério Público Democrático (MPD)
  13. Fertilid
  14. Femtechs Brasil
  15. Yuper
  16. Feel
  17. Rede Brasileira de Conselhos -RBdC
  18. Fluyd
  19. MNCCD – Movimento Nacional Contra Corrupção e pela Democracia