“Una Giornatta Particolare, filme de Ettore Scola, trata do encontro de duas pessoas, Antonieta e Gabrielle (interpretados por Sophia Loren e Marcelo Mastroianni), narrando os dramas pessoais desses personagens (ela esposa de um fascista, ele homossexual obrigado a viver dissimuladamente) no momento em que a Itália de Mussolini recebe a visita de Adolf Hitler. Era 6 de maio de 1938. Como pano de fundo do drama pessoal desenvolvido no pequeno apartamento em Roma, a reunião de milhares de cidadãos italianos saudando fanaticamente os líderes fascistas da Europa na primeira metade do século XX.

A lembrança desse filme me veio à cabeça agora, no 7 de setembro de2022, quando vi o atual presidente da República transformar o evento cívico nacional da Independência numa desabrida campanha eleitoral, sem nenhuma institucionalidade, decoro ou respeito pela sociedade brasileira, respaldado por centenas de milhares de pessoas que faziam coro ao histrionismo presidencial”.

Pedro Barbosa Pereira Neto, procurador regional da República em São Paulo e membro da diretoria do Movimento do Ministério Público Democrático, publicou na coluna MP e Democracia em O Estado de S. Paulo, no dia 15 de setembro, o artigo intitulado “Abuso de poder chapado, e daí?”.

Clique aqui para ler a coluna na íntegra.