O 1º vice-presidente do MPD, Marcio Rosa da Silva, publicou artigo no portal Congresso em Foco abordando como a solidariedade é um imperativo imposto pela Constituição como pilar da sociedade e como isso está sendo desrespeitado durante a pandemia do covid-19.

“Cumprir os protocolos da OMS e das autoridades sanitárias das três esferas de governo não é apenas cumprir uma norma, é também um ato de respeito ao outro. Como já exaustivamente explicado pelas autoridades sanitárias e, principalmente, pela comunidade científica, o uso de máscara e álcool em gel, o distanciamento social, a proibição de aglomerações etc, são maneiras de se proteger e de proteger o outro.

Não me contamino e não contamino ninguém. Isso é solidariedade. Quando feito espontaneamente, ótimo. Quando há recalcitrância, pode ser imposta pela lei. Evidentemente que, ao cumprir essas medidas apenas por medo da punição, não há solidariedade alguma, mas isso pouco importa para o mundo jurídico. Entretanto, isso importa muito para o tipo de sociedade que queremos construir.

Queremos uma sociedade em que haja o império da lei e da ordem. A ninguém que seja minimamente civilizado interessa o caos. Existe um grave problema, no entanto, quando se deseja o peso lei e da ordem para os outros e uma recusa em se submeter ao regramento a todos imposto. Parece que é o que foi visto nos episódios em que pessoas furaram a fila da vacinação.”

Clique aqui para ler o artigo na íntegra.