Manifesto em Defesa da Educação Pública é apoiado pelo MPD
O MPD acaba de tornar-se signatário do Manifesto em Defesa da Educação Pública estruturado por reitores das universidades públicas do país e que conta com apoio de instituições, entidades e representantes das mais diversas organizações da sociedade. O texto – encaminhado às autoridades do Poder Executivo Federal e ao Congresso Nacional – propugna a liberação urgente e sem cortes do orçamento do MEC de 2015, aceleração da aplicação dos 10% do PIB na educação pública, a definição da política de Estado sobre consolidação e expansão com qualidade do ensino público superior, aumento das verbas para a pesquisa científica, tecnológica e em humanidades; encaminhamento pela aprovação junto ao Congresso Nacional de proposta de criação de novas vagas para professores e técnicos administrativos em educação, e a garantia de auxílios e assistência estudantil com ampliação das verbas do PNAES e de outras políticas de assistência.
Manifesto em defesa da educação pública
Contra os cortes no orçamento e por mais verbas para a educação
Com a Constituição Federal de 1988, foram determinados alguns princípios fundamentais para a educação nacional, tais como a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais, para todos os níveis; a perspectiva de obrigatoriedade para o Ensino Médio e o atendimento às crianças de 0 a 6 anos na educação infantil. Do ponto de vista do financiamento, foi estabelecida uma política de fundos para a educação básica – inicialmente, com o Fundef, e, atualmente, com o Fundeb -, tendo sido vinculados constitucionalmente recursos para a viabilização de tal política. Do ponto de vista do atendimento, a educação básica avançou nos últimos anos, ainda que não tenha alcançado a universalização e nem superado as desigualdades regionais. Um dado digno de nota é que 83% do total das matrículas para este nível de ensino ocorreram na rede pública (dados de 2013). Do ponto de vista da qualidade, ainda há muito a avançar, por isso, continuamos alinhados à luta histórica por mais recursos, defendendo o cumprimento imediato dos 10% do PIB para a educação pública.
Em relação ao ensino superior público, houve, na última década, um movimento de expansão, iniciado, em 2003, e estendido, em 2007, com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). No entanto, cinco anos depois, em 2012, o atendimento público em nível superior continuou tímido: dos 7,2 milhões de alunos matriculados em cursos de graduação, 73,4% estavam em instituições privadas; 15,2% em federais, 8,8% em estaduais e 2,6% em municipais.
Os desafios da democratização do acesso à educação superior de qualidade ainda estão longe de serem alcançados. Uma das metas do atual Plano Nacional de Educação é a de elevar a taxa de matrícula para 33% da população de 18 a 24 anos e assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público. Para além da expansão quantitativa, é fundamental a defesa da qualidade do ensino superior, assim como a garantia de recursos adicionais de custeio proporcionais à expansão já alcançada, ampliando ações afirmativas e de assistência estudantil.
Infelizmente, entre 2013 e 2014, houve um ponto de inflexão nas políticas do governo federal para a educação superior pública, com o fim do Programa Reuni e a ausência de novas diretrizes para a consolidação e expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Concomitantemente, houve a criação ou ampliação de programas de incentivo ao ensino privado, tais como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a alteração e flexibilização das regras do Fundo do Financiamento Estudantil (Fies). Para efeito de comparação no orçamento de 2015, somente para empréstimos do Fies, estão previstos R$ 15 bilhões e o orçamento de custeio básico de todas as universidades federais do país, em 2014, foi muito inferior, de R$ 2,4 bilhões.
Em 2015, as dificuldades na aprovação do orçamento no Congresso Nacional e a política de ajuste das contas públicas do governo federal produziram uma redução na liberação de recursos para as IFES, o que prejudicou o desenvolvimento adequado das atividades básicas de ensino, pesquisa e extensão.
As universidades públicas, entre elas as federais, são as principais responsáveis pela produção de conhecimento no Brasil. Desempenham um papel chave no debate de ideias, na discussão pública e na formação democrática dos jovens estudantes. Ocupam, por isso, um lugar de destaque no desenvolvimento do país e na vida da população.
Nesse contexto, ganha importância estratégica a definição de uma política de Estado que permita o fortalecimento da educação como um todo, e em particular a consolidação e a expansão das IFES no país, estabelecendo metas e prazos e, fundamentalmente, com compromisso por parte do governo federal de garantir os recursos humanos e financeiros necessários ao cumprimento dessa política. Nos colocamos a disposição para atingir o objetivo de transformar o Brasil em “Pátria educadora”.
Precisamos, portanto, que o governo federal:
• Libere urgentemente e sem cortes o orçamento do MEC de 2015
• Acelere a aplicação dos 10% do PIB na educação pública
• Defina uma política de Estado sobre consolidação e expansão com qualidade do ensino público superior
• Aumente as verbas para a pesquisa científica, tecnológica e em humanidades
• Encaminhe, e lute pela aprovação junto ao Congresso Nacional, uma proposta de criação de novas vagas para professores e técnicos administrativos em educação
• Garanta auxílios e assistência estudantil com ampliação das verbas do PNAES e de outras políticas de assistência
Assinaturas*
Reitores:
Profa. Soraya Smaili – Reitora da Universidade Federal de São Paulo
Prof. Carlos A. Levi da Conceição – Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Prof. Jaime Ramires – Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais
Prof. Elmiro Santos Resende – Reitor da Universidade Federal de Uberlândia
Prof. Ivan Marques de Toledo Camargo – Reitor da Universidade de Brasília
Profa. Célia Maria S. Correa Oliveira – Reitora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Prof. João Carlos Salles – Reitor da Universidade Federal da Bahia
Prof. Naomar de Almeida Filho – Reitor da Universidade do Sul da Bahia
Profa. Margareth F. Melo Diniz – Reitora da Universidade Federal da Paraíba
Prof. Dagoberto Alves de Almeida – Reitor da Universidade Federal de Itajubá
Prof. José Edilson de Amorim – Reitor da Universidade Federal de Campina Grande
Prof. Carlos Edilson de Almeida Maneschy – Reitor da Universidade Federal do Pará
Prof. Natalino Salgado Filho – Reitor da Universidade Federal do Maranhão
Prof. Eduardo A. Modena – Reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo
Prof. Marcos Vinício Chein Feres (vice-reitor) – Universidade Federal de Juiz de Fora
Eurico de Barros Lôbo Filho – Reitor da Universidade Federal de Alagoas
Parlamentares e Prefeituras:
Jorge Lapas – Prefeito de Osasco (membro da Frente de Prefeito pelo Desenvolvimento da Unifesp)
Lauro Michels – Prefeito de Diadema (membro da Frente de Prefeito pelo Desenvolvimento da Unifesp)
Arnaldo Faria de Sá – Deputado Federal
Ivan Valente – Deputado Federal
Mara Gabrilli – Deputada Federal
Paulo Texeira – Deputado Federal
Carlos Giannazi – Deputado Estadual
Entidades:
Ação Educativa
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)
Associação Brasileira de Ciência Política
Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Brasil
Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca)
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped)
Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG)
Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope)
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Centro de Cultura Luiz Freire
Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec)
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
Coletivo de Educadores Populares do Sul da Bahia (Ilhéus – Bahia)
Fórum de Educação Infantil do Ceará (FEIC)
Ministério Público Democrático
Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP)
Programa de Direito à Educação, ActionAid Brasil
Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE)
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Grupos de Pesquisa:
Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE – Unicamp)
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual (EdGES – USP)
Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (Gepae-USP)
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação (GREPPE – Unicamp)
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) – Universidade Estadual de Campinas
Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente – GESTRADO
Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância – GRUPEGI/CNPq – UFF/UFJF
Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer da Universidade de Brasília (AVANTE-UnB)
Grupo de Pesquisa em Políticas Publicas e Educação- GPPE
Grupo de Pesquisa sobre Infância, Formação e Cultura/INFOC
Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais da Faculdade de Educação da UFMG
Núcleo de Estudos do Trabalho, Saúde e Subjetividade (Educação – Unicamp)
Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC) – Universidade Federal de Goiás
Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais-
VIOLAR: Laboratório de Estudos sobre Violência, Cultura e Juventude, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP
Diretores de campus da Unifesp:
Profa. Rosana Puccini – Diretora do Campus São Paulo/Unifesp
Profa. Regina Spadari – Diretora do Campus Baixada Santista/Unifesp
Prof. João Alexandrino – Diretor do Campus Diadema/Unifesp
Prof. Daniel Arias Vazquez – Diretor do Campus Guarulhos/Unifesp
Prof. Luiz Leduíno – Diretor do Campus São José dos Campos/Unifesp
Prof. Murilo Leal Pereira Neto – Diretor do Campus Osasco/Unifesp
Pró-Reitores da Unifesp:
Profa. Andrea Rabinovici – Pró-reitoria de Assuntos Estudantis
Profa. Aparecida Tanaka – Pró-reitoria de Administração
Profa. Conceição da Silva O’Hara – Pró-reitoria de Assuntos Estudantis
Profa. Débora Scerni Amado – Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Prof. Esper Abrão Cavalheiro – Pró-reitoria de Planejamento
Profa. Florianita Coelho Braga Campos – Pró-reitoria de Extensão
Profa. Jacqueline Luz – Pró-reitoria de Graduação
Profa. Maria Angélica Minhoto – Pró-reitoria de Graduação
Profa. Maria Lucia O. Souza-Formigoni – Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Prof. Murched Taha – Pró-reitoria de Gestão com Pessoas
Prof. Pedro Fiori Arantes – Pró-reitoria de Planejamento
Profa. Raquel Furuie – Pró-reitoria de Extensão
Profa. Rosemarie Andreazza – Pró-reitoria de Gestão com Pessoas
Intelectuais:
Prof. Acir Mário Karwoski- Universidade Federal do Triângulo Mineiro – Revista Triângulo
Profa. Ana Maria De Albuquerque Moreira – Universidade de Brasília
Prof. Anderson Deo – Universidade Estadual Paulista
Profa. Angela Scalabrin Coutinho – Universidade Federal do Paraná
Prof. Antonio Miguel –Universidade Estadual de Campinas
Prof. Carlos Lopes – Universidade de Brasília
Prof. Carlos R. S. Milani – Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Profa. Catarina de Almeida Santos – Universidade de Brasília
Prof. Clélia Rejane Antonio Bertoncini – Universidade Federal de São Paulo
Prof. Cleverson Suzart Silva – Universidade Federal da Bahia
Prof. Cristóvão Giovani Burgarelli – Universidade Federal de Goiás
Daniel Cara – Coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Prof. Daniel Cardoso – Universidade Federal do Ceará
Prof. Danilo Enrico Martuscelli – Universidade Federal da Fronteira Sul
Prof. Davi Andrade – Universidade Federal do Maranhão
Prof. Décio Semensatto Jr. – Universidade Federal de São Paulo
Prof. Dirceu Martins – Universidade Federal da Bahia
Prof. Francisco José Lima Sales – Universidade Federal do Ceará
Prof. Franklin Leopoldo e Silva – Universidade de São Paulo
Geraldo Gonçalves
Prof. Geraldo Magela Pereira Leão – Universidade Federal de Minas Gerais
Prof. Gilberto Aparecido Damiano – Universidade Federal de São João Del-Rei
Giovana Camila de Macedo – Universidade Federal de São Paulo
Prof. Guilherme do Val Toledo Prado – Universidade Estadual de Campinas
Profa. Helena Costa Lopes de Freitas – UNICAMP
Profa. Heloísa A. Matos Lins – UNICAMP
Prof. Hugo Allan Matos – Universidade Metodista de São Paulo
Prof. Idevaldo Bodião – Universidade Federal do Ceará
Prof. Igor Catalão – Universidade Federal da Fronteira Sul
Prof. Isaac Roitman – Universidade de Brasília
Iracema Santos do Nascimento – Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Profa. Ivanilde Apoluceno de Oliveira – Editora da Revista Cocar
Profa. Ivone Garcia Barbosa – Universidade Federal de Goiás
Prof. Jader Janer – Universidade Federal Fluminense
Prof. Jarbas José Cardoso – Universidade do Estado de Santa Catarina
Prof. Javier Amadeo – Universidade Federal de São Paulo
Jessica Andrade – Universidade de São Paulo
Profa. Joana Paulin Romanowski – FEPAE/SUL, PUCPR
Prof. João B. A. Figueiredo – Universidade Federal do Ceará
Prof. João Ferreira de Oliveira – Universidade Federal de Goiás
Prof. João Valdir Alves de Souza – Universidade Federal de Minas Gerais
Prof. John Fontenele Araujo – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Prof. Jose Claudio Diniz Couto – EMPM Guarujá
Prof. José Fernando Siqueira da Silva – Universidade Federal de São Paulo
Prof. José Vieira de Souza – Universidade de Brasília
Prof. Leonardo Barbosa e Silva – Universidade Federal de Uberlândia
Profa. Luciana Rosa de Souza – Universidade Federal de São Paulo
Prof. Luiz Fernandes Dourado – Universidade Federal de Goiás
Prof. Marcelo Roman – Universidade Federal de São Paulo
Prof. Marcos Antônio Soares – Universidade Federal de Goiás
Profa. Maria Cristina Martins- Universidade Federal de Sergipe
Profa. Maria Luisa Bissoto – UNISAL – Revista de Ciências da Educação
Prof. Mauricio Lorenção – Universidade Federal de São Paulo
Prof. Mauricio Roberto da Silva Silva – Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Prof. Mauro Iasi – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Natanael Hélder Josué Silva – Universidade Federal de São Paulo
Profa. Natássia D. G. L. O. Corte Real – Universidade Federal de Goiás
Prof. Nildo Alves Batista – Universidade Federal de São Paulo
Prof. Ocimar Alavarse – Universidade de São Paulo
Prof. Odair Aguiar Junior – Universidade Federal de São Paulo
Prof. Paulo Daniel e Silva – Universidade Estadual de Campinas
Prof. Pedro Athayde – Universidade de Brasília
Prof. Plínio de Arruda Sampaio Jr. – Universidade Estadual de Campinas
Prof. Rafael Magdalena – Universidade Federal de Ouro Preto
Prof. Raimundo Lora Serrano – Universidade Federal de Uberlândia
Prof. Raimundo Luiz Araújo – Universidade de Brasília
Prof. Ricardo Antunes – Universidade Estadual de Campinas
Prof. Roberto Abdala Jr – Universidade Federal de Goiás
Dr. Roberto Livianu – Ministério Público/São Paulo
Prof. Rodrigo Pereira – Universidade de Brasília
Prof. Rodrigo Teixeira – Universidade Federal Fluminense
Prof. Ruy Braga – Universidade de São Paulo
Prof. Sebastião de Souza Lemes – Universidade Estadual Paulista
Prof. Segen Farid Estefen – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Prof. Sidnei Cassetto – Universidade Federal de São Paulo
Prof. Valério Arcary – Instituto Federal de São Paulo
Profa Liége Maria Sitja Fornari – Universidade do Estado da Bahia
Profa. Ana Caroline Amorim Oliveira – Universidade Federal do Maranhão
Profa. Ana Maria Tancredi Carvalho – Universidade Federal do Pará
Profa. Analise de Jesus da Silva – Universidade Federal de Minas Gerais
Profa. Andréa Almeida Torres – Universidade Federal de São Paulo
Profa. Andréa Caldas – Universidade Federal do Paraná
Profa. Anete Abramowicz – Universidade Federal de São Carlos
Profa. Áurea Maria Guimaraes – Universidade Estadual de Campinas
Profa. Bianca Fanelli Morganti – Universidade Federal de São Paulo
Profa. Carmenisia Jacobina Aires – Universidade de Brasília
Profa. Cinthya Campos de Oliveira – Instituto de Ensino Superior e Formação Avançada de Vitória
Profa. Claudia Massei Nogueira – Universidade Federal de São Paulo
Profa. Cláudia Pereira Vianna – Universidade de São Paulo
Profa. Danielle Xabregas Pamplona Nogueira – Universidade de Brasília
Profa. Débora Mazza – Universidade Estadual de Campinas
Profa. Edvania Ângela de Souza Lourenço – Universidade Estadual Paulista
Profa. Elisangela Scaff – Universidade Federal da Grande Dourados
Profa. Fabiane Aparecida Canaan Rezende – Universidade Federal do Tocantins
Profa. Francisca Maciel – Universidade Federal de Minas Gerais
Profa. Geórgia Christina Labuto Araújo – Universidade Federal de São Paulo
Profa. Girlene Ribeiro de Jesus – Universidade de Brasília
Profa. Helena Nader – Universidade Federal de São Paulo
Profa. Iria Brzezinski – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Profa. Isabel M. Hartmann de Quadros – Universidade Federal de São Paulo
Profa. Jacyene Melo de Oliveira Araújo – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Profa. Josebel Akel Fares – Universidade do Estado do Pará
Profa. Karin Argenti Simon – Universidade Federal de São Paulo
Profa. Karine Nunes de Moraes – Universidade Federal de Goiás
Profa. Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva– Universidade de Brasília
Profa. Leda Scheibe – Universidade Federal de Santa Catarina
Profa. Lisete Arelaro – Universidade de São Paulo
Profa. Luciana Maria Cavalcante Melo – Universidade Federal de São Paulo
Profa. Luciane Pezzato – Universidade Federal de São Paulo
Profa. Luciane Portas Capelo – Universidade Federal de São Paulo
Profa. Margarita V. Rodríguez – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Profa. Maria Augusta Peixoto – Universidade Federal de Goiás
Profa. Maria Carmen Silveira Barbosa – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Profa. Maria Christina W. Avellar – Universidade Federal de São Paulo
Profa. Maria do Rosário Longo Mortatti – Universidade Estadual Paulista
Profa. Maria Helena Santos – Universidade Estadual de Campinas
Profa. Maria Ilnair Martins Leite – Prefeitura Municipal de Fortaleza
Profa. Maria José Fernandes – Universidade Federal de São Paulo
Profa. Maria Juraci Maia Cavalcante – Universidade Federal do Ceará
Profa. Maria Liduina de Oliveira e Silva – Universidade Federal de São Paulo
Profa. Marilena Chauí – Universidade de São Paulo
Profa. Marilena Souza Rosalen – Universidade Federal de São Paulo
Profa. Marília Pinto de Carvalho – Universidade de São Paulo
Profa. Miriam Fábia Alves – Universidade Federal de Goiás
Profa. Nara Maria Pimentel – Universidade de Brasília
Profa. Noêmia dos Santos Pereira Moura – Universidade Federal da Grande Dourados
Profa. Nora Krawczyk – Universidade Estadual de Campinas
Profa. Olgamir Carvalho – Universidade de Brasília
Profa. Olgária Matos – Universidade Federal de São Paulo
Orlando Francisco Gonçalves
Profa. Raiane Patricio Severino Assunção – Universidade Federal de São Paulo
Profa. Ranilce M. Guimarães Iosif – Universidade Católica de Brasília
Profa. Raquel Almeida de Moraes – Universidade de Brasília
Profa. Raquel Santos Sant’ana – Universidade Estadual Paulista
Profa. Regina Célia Campos – Universidade Federal de Minas Gerais
Profa. Renata Pires Gonçalves – Universidade Federal de Viçosa
Profa. Rosilda Mendes – Universidade Federal de São Paulo
Profa. Selma Venco – Universidade Estadual de Campinas
Profa. Shirleide Silva Cruz – Universidade de Brasília
Profa. Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa – Universidade Estadual de Campinas
Profa. Simone Lisniowski – Universidade de Brasília
Profa. Simone Regina Souza da Silva Conde – Universidade Federal do Pará
Profa. Sonia Kramer – Pontifícia Universidade Católica
Profa. Suely Godoy Agostinho Gimeno – Universidade Federal de São Paulo
Profa. Sylvia do Carmo Castro Franceschini – Universidade Federal de Viçosa
Profa. Sylvia Helena Souza da Silva Batista – Universidade Federal de São Paulo
Profa. Teresa Cristina Rego – Universidade de São Paulo
Profa. Terezinha Oliveira – Universidade Estadual de Maringá
Profa. Theresa Adrião – Universidade Estadual de Campinas
Profa. Vera Lúcia Bazzo – Universidade Federal de Santa Catarina
Vitor Henrique Paro – Universidade de São Paulo
Prof. Wellington Ferreira de Jesus – Universidade Católica de Brasília
Prof. Wolney Honório Filho – Revista Poíesis Pedagógica – UFG-RC
Profa. Zilda Márcia Grícoli Iokoi – Universidade de São Paulo
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