O evento MP e a Mídia – Eleições conta com apoio da Associação Paulista do Ministério Público e terá como debatedores o jornalista Augusto Nunes e o procurador regional eleitoral em São Paulo Pedro Barbosa Pereira Neto

 

O MPD – Movimento do Ministério Público Democrático inaugura série de debates sobre as eleições em 2018 no encontro “MP e a Mídia – Eleições” com exposições do procurador regional eleitoral substituto da PRE-SP, Pedro Barbosa Pereira Neto, do colunista da Veja e apresentador da TV Cultura e da Jovem Pan, Augusto Nunes. Com mediação do Promotor de Justiça MP-SP e Diretor do Departamento de Comunicação e Relações Institucionais do MPD, Roberto Livianu, o evento será na terça, 28 de novembro, das 9h30 às 12h, no Auditório da Associação Paulista do Ministério Público, Largo São Francisco, 34, 12 º andar. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas via mpd@mpd.org.br. Participarão integrantes do ministério público, do poder judiciário, imprensa, organizações sociais, instituições política, escolas de direito e de comunicação social.

De acordo com o MPD, as eleições para presidente da república e governadores de estado de 2018 serão diferentes. O ambiente social enfrenta turbulências diante da crise sócio-política e econômica resultante da combinação de quatro fatores que podem estar alterando dramaticamente o status-quo. Primeiro, uma gestão temerária no âmbito federal que resultou num impeachment presidencial e na tentativa de retirada de seu substituto. O conhecimento por toda a população da profundidade da corrupção na área pública que tem levado estados à insolvência e as contas públicas a níveis indigentes, com participação de parcela numerosa de políticos que controlam e influenciam áreas, setores e regiões do país. O acirramento de disputas para a tomada de poder por novos atores políticos ou por grupos que se maquiam como renovadores. A disrupção das formas de comunicação na sociedade, cada vez mais adepta do uso das mídias sociais, instrumentos que têm se mostrado importantes em processos eleitorais de outros países, mas que têm sito utilizados para falseamento de notícias, ataques éticos e morais, distorção de fatos.

 

Neste contexto, o MPD convidou dois especialistas para expor suas visões sobre a atuação da imprensa e do ministério público. Nunes tem como pauta: A imprensa está preparada para atuar neste novo quadro? Conseguirá fazer isso, independente das preferências dos proprietários dos meios de comunicação? Conseguirá dar equilíbrio aos fatos de que maneira? Terá espaço para olhar o que acontece em todos os lugares? Tem formas de criar pactos com seus leitores?

 

Pedro Barbosa abordará os temas: O MP Eleitoral vai atuar como neste novo contexto? Vai se ater às denúncias ou já tem condições de apurar os possíveis desvios de conduta? Tem espaços de diálogo previamente organizados com os partidos políticos para minimizar os problemas? Uma força tarefa especial envolvendo polícia e poder judiciário é uma das estratégias?