Iniciativa visa mobilizar a participação nas eleições e como os eleitores podem selecionar seus candidatos para combater a corrupção.

Movimento do Ministério Público Democrático (MPD) realizará no dia 29 de agosto (quarta-feira), às 10hh00, no auditório da USP/Direito, Região Central de São Paulo, o lançamento da campanha “Vote Inteligente! Eleições 2018” para chamar a atenção da sociedade sobre o valor e a importância do voto pautado na escolha de candidatos confiáveis e honestos. O evento contará com a presença da cantora Kell Smith, o ator Cássio Scapin e do locutor Ferreira Martins, os garotos-propagandas desta iniciativa que colaboraram voluntariamente na gravação dos vídeos e spots (áudios) que serão divulgados nas TVs, rádios, sites e redes sociais. Mais detalhes da iniciativa estarão disponíveis no site https://mpd.org.br/vote-inteligente-2018/.

A proposta da campanha é mobilizar a população para o processo eleitoral de 2018, gerando ampla discussão sobre o voto consciente e inteligente. A busca por informações para a escolha dos candidatos, a importância de se ampliar a representação feminina no cenário político e outros temas visam contribuir com o mais importante exercício da cidadania. “A ideia central é enfatizar o valor do voto inteligente, fornecendo dicas para a seleção e incentivando o eleitor a buscar informações confiáveis sobre a trajetória dos candidatos, além alertá-los sobre os danos provocados pelas fake news”, diz o presidente do MPD, Ricardo Prado Pires de Campos.

Nos anúncios para a TV, o ator Cássio Scapin dará dicas de como o eleitorado pode selecionar seus candidatos aos Poderes Executivo e Legislativo. Nos vídeos produzidos pela Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo (Acesp), o ator alerta para que o eleitor não se iluda com promessas, e não venda, nem troque seu voto por nenhum favor ou valor. Já a cantora Kell Smith fala da representação feminina no Congresso e incentiva a participação de mais mulheres na política.

Segundo o procurador de justiça do MP-SP, a iniciativa é fundamental para o atual cenário da política brasileira com inúmeros casos de corrupção desvendados pela Operação Lava-Jato. “Temos de criar uma nova forma de pensar as eleições, o cidadão precisa entender a importância do seu voto para combater a corrupção e melhorar o país.” Além de engajar o cidadão comum, a campanha busca mobilizar os filiados aos partidos políticos para entenderem a sua responsabilidade nas mudanças necessárias para restabelecer a moralidade e a ética na política e na gestão pública. Outro objetivo é estimular e fornecer informações não apenas aos associados da entidade, mas a todos os integrantes do Ministério Público, que atuam como fiscalizadores do processo eleitoral.

O eleitor precisa mudar de atitudes para votar com inteligência. Além de pesquisar as propostas dos candidatos, a campanha recomenda a pesquisa do seu histórico em sites confiáveis para certificar a idoneidade do seu passado e, se já foi eleito, como atuou nos cargos anteriores. Entre os cuidados recomendados está o de se informar sobre as necessidades do seu bairro, cidade ou estado, e checar se elas foram contempladas na proposta do seu possível candidato. Acompanhar as propagandas e os debates, também, é fundamental para o processo de avaliação.

A iniciativa chama a atenção para um tema cada vez mais relevante: as chamadas fake news. A população precisa tomar cuidado antes de compartilhar as notícias, para não contribuir com a circulação de informações falsas. Checar a atuação do partido dos candidatos, também, faz parte dessa conscientização. Outro ponto relevantíssimo: descartar candidatos envolvidos em corrupção ou com a ficha suja.

A campanha indica sites importantes para a pesquisa na web, como os dos Tribunais Eleitorais, da Transparência Brasil, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, dentre outros.

As eleições estão na agenda da associação.

O MPD é uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada por membros do Ministério Público Brasileiro em 1991. Possui mais de 300 associados em 22 estados e tem como objetivos promover a Democracia e maior Justiça para a população.