Em mais de três horas, cerca de cinquenta mulheres partilharam relatos pessoais de desrespeito aos direitos da mulher ou violência de gênero na noite de quinta, 27 de julho, no Nós por Nós, em São Paulo. O evento, promovido em nome do MPD, reuniu profissionais dos variados ramos do direito, jornalistas, psicólogas, agentes comunitárias e integrantes de coletivos feministas. Na abertura, a presidente do MPD Laila Shukair ressaltou o objetivo da entidade pela aproximação do sistema de justiça com a sociedade em prol dos direitos humanos, especialmente, dos grupos sociais vítimas de diferentes tipos de violência. Há ainda uma luta dura contra eventuais alterações na Lei Maria da Penha que enfraqueçam o combate à violência de contra a mulher, disse.

 Protagonismo feminino

A primeira edição do Nós Por Nós,organizado por Fabíola Sucasas, Alessandra Nuzzo, Kell Smith e Marjorie Pires, teve como objetivo a partilha de experiências e depoimentos em diferentes áreas de atuação do enfrentamento à violência de gênero. Fabíola Sucasas, diretora de Cultura do MPD, afirma que o encontro visa ser um espaço para o protagonismo das diferentes mulheres e grupos atuantes no tema seja discutido e fortalecido na sociedade.

Música e reflexão

Os eixos temáticos tiveram condução musical de Kell Smith, que performou canções próprias relacionadas ao empoderamento feminino como “Respeita as Mina”, “Era uma vez”, “Coloridos”, e “Meu Lugar”.  Na pauta, sororidade, igualdade de gênero, relacionamentos abusivos, homofobia, representação política e racismo. O evento teve participação de associadas do MPD como Fabiana Dal’Mas, Sandra Jardim e Anna Trotta Yarid. Acesse uma galeria de fotos do evento no Facebook do MPD – clique aqui.