“O promotor moderno tem que se relacionar com a sociedade, dialogar, cumprir o seu papel. Prestar contas é seu dever. Só que essa prestação de contas tem que ser feita de forma cuidadosa, para que ele não seja o responsável pelo assassinato de reputações”. A análise do promotor de Justiça MPSP e diretor de Comunicação e Relações Institucionais do MPD, Roberto Livianu, norteou as discussões sobre Ministério Público e Imprensa: Relação Simbiótica ou Incestuosa?, provocação que reuniu envolvidos no tema em Hard Talk do 6° Congresso Nacional do MPD.
Livianu condenou exageros e a espetacularização, mas defendeu que o promotor interaja com a mídia para que a informação chegue até a sociedade. Para o advogado e professor da USP, Pierpaolo Bottini, atualmente os grandes processos judiciais no Brasil envolvem uma disputa jurídica, técnica, e também uma disputa pela comunicação, o que resultou no surgimento de novos personagens que auxiliam o MP e os advogados: os assessores de comunicação e os gestores de crise. “Como caminharemos para esse modelo de disputa pela comunicação que seja republicano, transparente, civilizado? Evidente que isso não passa por uma censura ou controle”, avaliou.
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