A CPI da Covid, instalada no Senado para apurar as ações do Governo Federal no enfrentamento à pandemia de coronavírus, está em sua quarta semana e as sabatinas do colegiado se tornaram o centro das atenções de todos os brasileiros.

Até o momento, oito testemunhas já foram ouvidas pela comissão, incluindo o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, ex-titulares da pasta e representantes da Pfizer e Anvisa. Na última sexta-feira (21), o mestre em direito, procurador de Justiça aposentado e presidente do Movimento do Ministério Público Democrático (MPD), Ricardo Prado Pires de Campos, participou do JovemPan News para fazer uma análise jurídica da CPI, e explicou alguns aspectos do funcionamento de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

“O objetivo da CPI não é apurar crime, mas apurar problemas nacionais e propor soluções para esses problemas. A resposta da CPI pode vir através de Projeto de Lei, através de processos administrativos e, eventualmente, encaminhando peças à Justiça para apuração de medidas penais; mas esse não é o objetivo principal”, explica Ricardo.

Assista ao programa na íntegra aqui.