A corrupção como fenômeno social que obstrui a concretização das políticas públicas no Brasil é o tema do encontro promovido pelo Movimento do Ministério Público Democrático (MPD – www.mpd.org.br) na capital pernambucana. A primeira edição da série “Diálogos Nacionais” é organizada pelo 1º secretário da entidade, Charles Hamilton Santos Lima (MP-PE), responsável pelo núcleo regional do MPD no Nordeste. O evento será realizado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, localizada na Praça Adolfo Cirne, s/n, no bairro Boa Vista, em Recife (PE). As inscrições gratuitas podem ser feitas on-line neste link e mais informações obtidas pelos telefones (11) 3241-4313 e (11) 3106-9680 ou pelo e-mail mpdemocratico@terra.com.br.

O sociólogo e ex-secretário de Planejamento e Desenvolvimento de Pernambuco, José Arlindo Soares, deve proferir a palestra de abertura na sexta, 11, às 19h30. O consultor de políticas públicas e professor universitário abordará as expectativas e avaliações da sociedade quando ao papel do Ministério Público brasileiro no enfrentamento de ilegalidades. Já no sábado, às 09h, o promotor de Justiça da Procuradoria de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos do MP-SP e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), Roberto Livianu, expõe os desafios contemporâneos para o controle da corrupção. Na sequência, está prevista a palestra do segundo vice-presidente do MPD e doutorando em Direito das Relações Sociais pela UFPR, Márcio Soares Berclaz, que discorrerá sobre a estrutura e o planejamento do Ministério Público.

O Movimento do Ministério Público Democrático é uma entidade nacional sem fins lucrativos e apartidária, composta por promotores e procuradores de Justiça. Há quase 25 anos, a associação busca desenvolver projetos voltados à educação popular do Direito, organizar eventos e congressos direcionados aos profissionais da área, bem como promover o engajamento em movimentos da sociedade civil com o fim de fortalecer as instituições democráticas brasileiras.

A série “Diálogos Nacionais” resulta do encontro promovido pelo MPD com os associados de todo o país durante o Congresso do Conamp, em outubro de 2015. A intenção dos eventos visa debater temas de interesse social e relevantes para o Ministério Público, bem como fortalecer o relacionamento com o associado e aprimorar o posicionamento nacional da entidade. O segundo encontro está programado para acontecer em Curitiba, capital do Paraná, com data a definir.