DCI: Ela Wiecko defende protagonismo do MP DCI: Ela Wiecko defende protagonismo do MP



26/08/2016

DCI: Ela Wiecko defende protagonismo do MP

"A Lava Jato é evidentemente uma forma de protagonismo, tanto que abalou a estrutura do poder político e econômico", diz vice-procuradora-geral da República."No passado, o Ministério Público [MP] não podia ser pensado sem o Judiciário e sua organização estava muito atrelada à deste. Hoje, o MP brasileiro tem pautas próprias. Esse protagonismo é observado desde a década de 90, constituindo o que chamamos de judicialização da política. A Lava Jato é evidentemente uma forma de protagonismo, tanto que abalou a estrutura do poder político e econômico. O protagonismo é guiado pelo compromisso em fazer valer a lei com justiça, ao contrário do estrelismo, que é guiado pela vaidade e para fins pessoais." A opinião é da vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko Volkmer de Castilho.

'Sempre benéfico'

A afirmação foi feita anteontem (24) à noite quando Ela Wiecko, 67 anos - dos quais 41 anos dedicados em atuação no MP nacional -, abriu o 5º Congresso Nacional do Ministério Público Democrático, na capital paulista. Segundo ela, esse protagonismo do MP "é sempre benéfico porque impulsiona e concretiza deveres e direitos pelos quais a instituição deve zelar". Dias atrás, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, atacou a Lava Jato e o Ministério Público Federal. Associações de juízes e procuradores criticaram Mendes e defenderam a força-tarefa da Lava Jato.

Ainda pouco conhecido

Mais de um terço dos brasileiros não identifica corretamente ou não sabem as funções do Ministério Público nacional. O dado foi apresentado pela vice-procuradora-geral da República no evento. O número é de 2012 e representa rápida melhora em relação a 2004, quando o índice chegou a 50%. Segundo a vice-procuradora-geral, a atuação penal majoritária é percebida entre os cidadãos que conseguem entender o papel do MP como defensor dos direitos sociais e individuais prejudicados. "A imagem do MP é muito associada à Justiça", completou.

Link DCI: Ela Wiecko defende protagonismo do MP

Deixe seu comentário

  • DELVANYMASCARENHAS DE AZEVEDO

    SE TEM UMA ENTIDADE QUE AS PESSOAS MAIS ACREDITAM E RESPEITA, ESTA É OS MINISTÉRIOS PÚBLICOS.

    QUERO DIZER TAMBÉM QUE A MAIORIA DA SOCIEDADE SABE E TEM CONHECIMENTO DO PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

    Reply

Categorias