Prezado Roberto Livianu e demais colegas do MPD

Recebi o livro sobre a trajetória do MPD exatamente no dia seguinte da fala do tal general Mourão. E desatei a lê-lo. Como me fez bem, mas muito bem. Desde a orelha da capa até a orelha pós capa passando pela nota ao povo brasileiro, pelas parcerias e convidadas/os, pelos ex-diretores e presidentes e presidenta como a Inês – grande mulher. As palavras pacíficas, paz, justo, humanos, solidário, democrático, estado de direito, democratizar, vigor de uma democracia, democratizar, direitos humanos, estado de direito, diversidade, direito de elegermos nossos representantes.

Esta leitura me fortaleceu, assim, como a reação de inúmeras/os presos políticos, familiares de desaparecidos, ex-advogados de presos políticos que se lançaram em defesa da democracia e contra as torturas.

Estamos, ainda, a passos largos construindo cada tijolo desta democracia desde 1984 com a diretas já, passando pela defesa da Assembleia Constituinte, durante seu funcionamento com as emendas populares, ao outorgá-la, pela defesa de que não ficasse só no papel. No processo de regulamentação com a aprovação do ECA, da defesa do consumidor, do Estatuto da Cidade, na inclusão do direito à moradia, na aprovação da Lei Maria da Penha, na revisão do código civil e do código penal.

Sim, juntamos muitas forças e não será fácil arrebentar com todos estes marcos regulatórios.

E os retrocessos que a população trabalhadora, onde me incluo, com dupla jornada de trabalho mais o trabalho doméstico, vivencia será por pouco tempo, pois este livro registra pari passu uma jornada de luta, assim como inúmeras outras entidades da sociedade civil que foram forjadas na luta pela democracia.

Parabéns pelo registro. Sinto-me parte desta história e espero implantar o Projeto Promotoras Legais Populares aqui em Votuporanga no próximo ano.

Um abraço caloroso a toda a equipe, democráticos e feministas.

Terezinha de Oliveira Gonzaga, da Coordenação Estadual das Promotoras Legais Populares; União de Mulheres de São Paulo; Rede Panapanã do Noroeste Paulista; e Articulação das Mulheres Brasileiras