O Movimento do Ministério Público Democrático, MPD, por sua diretoria, vem a público apresentar nota de solidariedade a todas as mulheres vítimas de violência.

O caso de Elaine Peres Caparroz, vítima de agressão cruel e impiedosa, traz à baila as inúmeras vítimas anônimas que, também, são diariamente espancadas, muitas delas mortas por seus parceiros, atuais ou do passado.

Somente neste início de 2019, há notícias de que foram registrados mais de 160 feminicídios e 98 tentativas. Nenhuma desculpa existe para qualquer tolerância a esta gravíssima realidade que coloca o Brasil em 5º lugar do mundo no ranking de assassinatos de mulheres. Nenhuma desculpa existe para a omissão do Estado Brasileiro na efetivação de políticas públicas que previnam esses cruéis delitos.

Esperamos que a Justiça esteja atenta à dor e ao sofrimento dessas mulheres, e que a resposta esteja à altura de fatos tão repugnantes e que, às vítimas, toda solidariedade e ajuda sejam prestadas.

A situação de milhares de mulheres brasileiras que, apesar de todas as garantias legais para viver livre de violência, têm seus direitos desrespeitados, concita o Movimento do Ministério Público Democrático a se posicionar pela fiel observância da legislação vigente.

“Nem uma a menos”, deve ser bandeira de toda a sociedade, que precisa agir diante dessas ocorrências; no mínimo, comunicando rapidamente às autoridades para as providências cabíveis.