O Ministério Público Democrático Brasileiro- MPD, por sua Presidente, se manifesta sobre o grave episódio envolvendo a morte de fã em Show da cantora Taylor Swift, no Estado do Rio de Janeiro ontem à noite, dia 17 de novembro

 

É com pesar que recebemos a notícia da morte de jovem, no início da vida, e no fervor apaixonado de fã, faleceu aos 23 anos de idade durante o Show no estádio conhecido como “Engenhão”, no Rio de Janeiro.

Segundo a divulgação na mídia, a jovem veio do Estado do Mato Grosso exclusivamente para render homenagens à sua cantora, e que no início da segunda música da pop star desmaiou culminando com seu óbito por parada cardiorrespiratória, poucas horas após, em Hospital da mesma cidade. A jovem cursava psicologia em Universidade Federal do Mato Grosso integrando, também, a Atlética da sua Universidade.

O Ministério Público Democrático Brasileiro leva ao conhecimento de todos e que aqui, em NOTA DE REPÚDIO, passa a apresentar alguns esclarecimentos.

A sanha capitalista mais uma vez se apresenta presente na ausência de cautelas mínimas à realização de um grande show. A exposição ao sol no momento da fila da grande maioria das pessoas em período superior há 2 horas é fato notório, em temperatura superior a 40 º, e sensação térmica de 47 º sem a existência de um simples toldo que oferecesse sombra àqueles que, necessariamente, deveriam passar por esse trajeto, já chamava muito a atenção. Além do mais, apesar do reforço no policiamento desse show, percebeu-se a reiteração da conduta dos organizadores do evento naquele estádio consistente nas pouquíssimas placas de sinalização aos pontos de ônibus, vans ou táxis, esses últimos se aglutinavam gritando por passageiros sem a mínima ordem, num verdadeiro caos!

Mas o caos verdadeiro ainda será narrado: vergonhosamente para nós brasileiros, mais ainda cariocas, uma cantora de renome internacional interrompe o show porque muitas pessoas não acompanhavam suas músicas, limitando-se em coro a gritar “water, water, water!”  Ela, acredita-se, nunca vira isso anteriormente, quiçá em outros países da América Latina por onde passou. Prontamente determinou que os seguranças oferecessem água àqueles que imploravam. Um pequeno detalhe: as pessoas que estavam naquela posição eram os da “pista premium”, que pagavam valores bem mais altos para estarem mais próximos à cantora, o que correspondente a valor superior a R$ 1.000,00. Que vergonha!!!!

Há relatos de que mais de 1000 pessoas foram socorridas em processo de desmaio e um número infindável de pessoas que iniciaram esse processo sem necessidade, contudo, de atendimento especializado. Há relatos, e acredita-se que o Inquérito Policial já instaurado percorrerá por essa importante prova, que em diversos casos de desmaios dos fãs fora ministrado remédios contra ansiedade, quando flagrantemente a hipótese se cingia a uma desidratação!Uma jovem fã veio a óbito e uma família, nesse momento, está destroçada. Dezenas de pessoas, por esse quadro macabro de descaso, também poderiam chegar a óbito.

As evidências são claras e não demandam qualquer esforço interpretativo. Paramédicos, médicos e ambulâncias, o que falar? O reforço para o segundo dia de show foi determinado pelas autoridades fluminenses, assim como o oferecimento gratuito de água. Nesses, cabem alguns esclarecimentos: a água oferecida não pode ser da mesma temperatura ambiente porque atua como fel, apesar de hidratar e evitar uma tragédia. O reforço no atendimento médico-hospitalar deve ser calculado, proporcionalmente, ao número de pessoas que estão no local. Trata-se de soma aritmética proporcional levando em consideração as peculiaridades do local.

 Há, imperiosamente, necessidade da inclusão de dados objetivos sejam inseridos nos imprescindíveis “Protocolos de Grandes Shows”, e laconismos devem ser evitados. Experts devem ser consultados para que, objetivamente, seja possível constatar se, com o incremento para o segundo dia do show- 8 ambulâncias, 08 postos médicos e 08 UTIs móveis- sejam efetivamente suficientes para atenderem cerca de 60.000 pessoas. E qual o aparato oferecido pelos organizadores do evento no primeiro dia do show? Devemos dar adeus ao amadorismo e sermos profissionais, não só porque se paga, e se paga muito bem, mas pelo respeito mínimo à figura humana. Um protocolo perene deve ter dados mínimos a serem observados, calculando-se o número de pessoas existentes, e os serviços imprescindíveis a serem oferecidos. O mínimo deve ser registrado para que novas tragédias não mais ocorram, já que, relembrando, muitas outras pessoas poderiam hoje estarem mortas face o número altíssimo de intercorrências médicas!

Nossas condolências aos familiares e amigos da jovem Ana Clara Benevides Machado e o MPD aguarda a responsabilização jurídica de todos os envolvidos nessa lastimável perda.