O presidente do Movimento do Ministério Público Democrático (MPD), Ricardo Prado Pires de Campos, escreveu o artigo “A PEC do Quinquênio é positiva para o sistema de justiça? SIM, valorização da experiência”, na coluna de Opinião Tendências e Debates, na Folha de São Paulo, no último sábado, 9 de abril.

“Antes de mais nada, cabe esclarecer que os salários do Ministério Público e da magistratura, carreiras de Estado, não são aqueles que, por vezes, as manchetes apontam de forma espetaculosa. Os vencimentos, ordinariamente, são razoáveis e estão absolutamente dentro dos valores de mercado —corroídos pela perda inflacionária, têm perdido muito de sua atratividade nos últimos anos.

O fim da aposentadoria integral e a implantação do sistema de subsídios, com salário inicial muito próximo do final, retiraram significativamente as vantagens de permanecer na carreira. O salário inicial é atrativo para um recém-formado, mas só isso não é suficiente para reter bons profissionais ao longo do tempo.

A concorrência de mercado, representada pela advocacia, registros públicos e empresas privadas, tem retirado muitos quadros da magistratura e do MP. A relevância de se ter profissionais de qualidade é indiscutível. Toda grande organização tem entre seus objetivos contratar e manter ótimos profissionais. A valorização da experiência é fundamental para manter a atratividade financeira no decorrer da carreira. É preciso valorizar a dedicação, a experiência e a fidelidade do servidor.

Confira o artigo completo neste link.