O procurador de Justiça em São Paulo, doutor em Direito Penal pela USP, idealizador e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, diretor e ex-presidente do MPD, Roberto Livianu, publicou uma crônica no Jornal O Globo, nesta quinta-feira (28), retratando com humor a luta de resistência contra a PEC da Vingança.

Leia abaixo um trecho do artigo:

“A PEC da Vingança tirou o sono de 11 em cada dez promotores e procuradores do Brasil. Muito pior que o pesadelo da PEC 37 de 2013, que queria impedir o MP de abrir investigações criminais. Prato na mão na fila do Kilão, a deputada Terezinha abre a agenda, e a refeição fica para trás porque cada conversa é crucial.

E a intensidade não impede a gentileza, notada pela faxineira Firmina, que cuida da limpeza da Câmara, cumprimentada pela promotora Mariana, expressão da resiliência. Engata conversa em qualquer oportunidade, até mesmo num deslocamento de minutos entre o gabinete e a reunião na CCJ, em dois minutos no cafezinho ou no Salão Verde — isso pode fazer a diferença.

O celular de Carlito está nervoso. Líderes religiosos, celebridades, artistas, médicos, ativistas de todos os universos possíveis e imagináveis — do mundo funk da Zona Norte do Rio à galera do boi de Parintins; dos grafiteiros aos moradores de rua, o trabalho de articulação da sociedade contra a PEC 5 só funcionaria se fosse assim — no 220. No caso dele, no 2200″.

Clique aqui para ler a crônica na íntegra.