Iniciativa do MP-SP é apoiada pela Secretaria de Educação do Governo Paulista, Midas Music e MPD-Movimento do Ministério Público Democrático

A premiação do Concurso Vozes pela Igualdade de Gênero, edição 2017, acontece na terça-feira, 12, a partir de 14h, na sede do Ministério Público de São Paulo, rua Riachuelo, 115. São dez canções finalistas tendo como tema #RespeitaAsDiferenças. As músicas retratam a criatividade e a valorização da diversidade entre os estudantes paulistas. Os títulos das canções são

“Não Sou Como Você”, “Diversidade Global”, “Desigualdade no Brasil”, “Amar sem olhar a quem”, “Ser!”, “Temos que Lutar”, “Quem Somos?”, “Juntos na Militância”, “Saiam do Escuro” e “Ideologia”. Ouça aqui. A vencedora será gravada pelo Midas Music, do produtor Rick Bonadio.

Nesta edição, as escolas apresentaram 254 músicas de alunos do Ensino Médio de todo o estado. Cada música é resultado do envolvimento de centenas de estudantes, da reflexão e de atividades pedagógicas conduzidas nas unidades escolares. Foram cerca de 1400 estudantes diretamente envolvidos nas criações e produções dos vídeos, somados a cerca de 368 ações conduzidas nas Diretorias de Ensinos e escolas, além de 17 encontros com promotores de justiça em escolas pelo estado.

A iniciativa busca instar ao estudo, à reflexão e fomentar a discussão sobre a necessidade de enfrentar a violência contra as mulheres e a população LGBT, com o objetivo de alcançar especialmente a população jovem através da música, vislumbrando sua potencialidade de disseminação da mensagem e da bandeira da igualdade de gênero.

Sobre o Concurso

O Concurso de Música Vozes pela Igualdade de Gênero foi lançado em 2016 e essa primeira edição contou com o tema do enfrentamento à violência contra mulher, no ano em que a Lei Maria da Penha completou uma década de existência.

O fim do preconceito, da violência de gênero e a luta pela liberdade das mulheres estão nos versos da música “Primeiro Passo”, vencedora da primeira edição, de autoria do aluno Nathan Pereira da Silva, que contou com a participação da cantora Kell Smith, do sucesso “Respeita as Mina”, objeto de documentário e clipe disponíveis no canal do youtube do MPSP: https://www.youtube.com/watch?v=bmJnbS3MqZ8 e https://www.youtube.com/watch?v=7cJ3IZbDqU8.

A iniciativa do MP-SP tem apoio da Secretaria de Educação do governo paulista, da Midas Music e do MPD – Movimento do Ministério Público Democrático.