Nesta semana, o mestre em direito processual penal e presidente do Ministério Público Democrático (MPD), Ricardo Prado Pires de Campos, escreveu o artigo “Crianças indefesas”, na coluna de Análise & Opinião, em O JOTA, no último sábado, 26 de março.

“Ouvi do poeta Ferreira Gullar numa entrevista concedida à imprensa, que somente a civilização, somente a cultura era capaz de vencer o animal que existe no homem. A frase me pôs a pensar e, na ausência de alternativa válida, acabei concordando com o poeta.

Realmente, a natureza humana é essa, animal racional, mas animal. Somos seres violentos, vivemos num mundo violento, e nos acostumamos a usar a violência para muitas finalidades. Usamos métodos brutos para conquistar um território, para conquistarmos bens e até para a conquista da presa e de acasalamentos. Na idade da pedra, era assim. Ainda hoje, em muitos rincões continua assim.

O que fez o homem se civilizar foi a cultura. O conhecimento do funcionamento das coisas, o funcionamento da natureza, e o conhecimento de si mesmo, fez com que, gradativamente, o ser humano fosse substituindo o uso da violência por outros métodos de solução de conflitos”.

Confira o artigo completo neste link.