05/12/2016
Associados participam de atos públicos em defesa do Ministério Público e do Poder Judiciário
Milhares de juízes e integrantes do Ministério Público de todo o país têm participado dos atos públicos contra a desconfiguração do projeto das Dez Medidas Contra Corrupção e o Projeto de Lei de Abuso da Autoridade. Em São Paulo, Irene Vasconcellos, 1ª tesoureira, esteve presente na manifestação ocorrida no Fórum de Santo Amaro, na quinta, 1. Já o associado Gianpaolo Smanio, PGJ paulista, e Roberto Livianu, diretor de Relações Institucionais do MPD, compareceram ao protesto no Fórum da Barra Funda. Os dois atos na capital paulista foram promovidos pela parceria entre APAMAGIS e APMP, Na sexta, 02, a AJUFESP promoveu nov ato com participação da presidente do MPD, Laila Shukair, e da associada e coordenadora das Dez Medidas no MPF Paulista, Thaméa Danelon. No domingo, 4, Laila Shukair, Ricardo Prado, Roberto Livianu e outros membros do MP Paulista participaram da manifestação pública dentre elas, a promovida pelo jurista Luiz Flávio Gomes, do Movimento Quero Um Brasil Ético. Todos os atos tiveram o apoio do Movimento do Ministério Público Democrático.
Repercussão

A presidente do MPD, Laila Shukair, afirma que os atos demonstram o fortalecimento da união de magistrados, membros do Ministério Público, advogados e da sociedade civil para repudiar qualquer forma de intimidação oriunda de parte do Poder Legislativo. A promotora de Justiça diz que os cidadãos podem contribuir e pressionar deputados e senadores pela não aprovação de propostas que visem limitar a ação do Sistema de Justiça, em especial no combate ao crime organizado e à corrupção.
Roberto Livianu, presidente do Instituo Não Aceito Corrupção (INAC), diz que os atos demonstram a vitalidade do Sistema de Justiça, bem como o repúdio de seus servidores e integrantes diante de uma manobra parlamentar que desrespeita os anseios da sociedade brasileira. O associado do MPD reafirma que os membros da Justiça não se acovardarão diante de ações coronelistas do Congresso Nacional.
A procuradora da República Thaméa Danelon concorda que os atos provam que as instituições de Justiça do país estão unidas e fortes contra uma nítida tentativa de retaliação e intimidação. A coordenadora da campanha das Dez Medidas no MPF Paulista acredita que a sociedade continuará a ser o grande apoio de magistrados e do Ministério Público para apurar casos de corrupção.
O PGJ paulista Gianpaolo Smanio diz que a Câmara dos Deputados está alheia à vontade popular expressa nas mais de 2 milhões de assinaturas de apoio ao pacote encampado pelo MPF. A emenda do abuso de autoridade nada mais é do que um passo para enfraquecer a democracia brasileira, diz. Por isso, o MPSP lançou a campanha #MPMinhaVoz que visa a participação da sociedade civil para defender as prerrogativas do Ministério Público.